startMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software
02/12/2016 às 07h03min - Atualizada em 02/12/2016 às 07h03min

Do lixo ao luxo – 10 anos do Porto da Barra

Em 2005, ou seja, 11 anos atrás, fui com meu amigo Ademir Taxista recolher  água no canal do Mangue, no Bairro de Manguinhos. O local recebia parte do esgoto do bairro e desembocava na praia. O terreno, ao lado da Associação de Pescadores se resumia a um espaço abandonado com poucos arbustos e muito lixo, nada gerava para a Cidade e tampouco tinha importância ecológica para ser preservado. Muito pelo contrário. Recolhi uma garrafa Pet de água (se é que podíamos chamar aquilo de água) e enviamos para um laboratório de analises no Rio de Janeiro. O resultado foi o esperado: total contaminação por coliformes fecais e outros produtos oriundos de banheiros e pias. O mangue estava morrendo literalmente.

O empresário Clemente Magalhães, junto com sua esposa Adriana Salituro, no entanto, tinha planos grandiosos para o lugar. Fazer um Centro de compras e lazer que resgatasse a Búzios de antigamente. Com lojas pequenas e charmosas, estacionamento e segurança, preservando o meio ambiente e tendo o estilo de Búzios como referência. Convidou o amigo Octavio Raja Gabaglia para fazer o projeto, e o que se viu no final foi um presente para a Cidade.

Mas, antes mesmo de começada a obra, era preciso recuperar o Mangue. Clemente convidou Birinha, eterno líder dos pescadores de Manguinhos, e juntos começaram a plantar mudas de Rhizophora Mangue, nome cientifico daquela arvore de raiz externa e folhagem verde clara.

Um ano depois, onde colhi água suja e fedorenta, assisti a um casal em lua de mel abrir um Champagne no Bar do Mangue. O Porto da Barra é o resultado do empreendedorismo e do amor que o empresário Clemente nutre por Búzios. Poucas pessoas teriam a coragem de investir tanto num lugar como aquele. Só uma pessoa que tem amor pela cidade, que tem prazer em viver aqui, que aprendeu a respeitar os limites e seus costumes poderia fazer algo igual. Uma década depois o lugar se consolidou como ponto turístico, e melhor, está ajudando a melhorar o entorno. O Porto da Barra é a referência arquitetônica de Manguinhos, que cada dia torna-se mais uma opção de quem vem a Búzios.

Link
Tags »
Do lixo ao luxo – 10 anos do Porto da Barra Do lixo ao luxo – 10 anos do Porto da Barra buzios news buzios noticias
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Dólar 3.327
Euro 3.7099
Peso Argentino 0.2054
Bitcoin 9389.68766